Como desenvolver equipes de alto desempenho: tudo o que você precisa saber

Como desenvolver equipes de alto desempenho

Equipes de alto desempenho, que fazem a diferença numa empresa, precisam de mais do que profissionais com habilidades técnicas. Times vencedores e de alta performance são forjados com uma cultura forte, capaz de engajar todos em objetivos comuns.

Para isso, é necessário acertar em cheio nos processos de contratação e investir nos líderes. Trilhar esse caminho parece impossível na sua empresa? Temos uma excelente notícia: é possível, sim, elevar o desempenho de cada profissional por aí.

Também é verdade que essa transformação não ocorre num estalar de dedos, mas o caminho existe e queremos mostrá-lo. Por isso, neste artigo, explicamos o que são equipes de alto desempenho, suas características e importância.

Quer começar a mudança hoje? Nós também organizamos um passo a passo sobre como desenvolver equipes de alto desempenho. Siga a leitura e leve sua empresa e cada profissional ao topo!

O que são equipes de alto desempenho?

Sabe aquele time que, todos os dias, mata um leão por dia? Aquela equipe que sabe aonde quer chegar e porque faz o que faz, da forma que faz? Esse time e essa equipe trabalham em alto desempenho.

Eles têm profissionais que agem para solucionar problemas com foco no resultado. Discussões desnecessárias, que envolvem ego, afetam a qualidade e o desempenho da equipe não interessam a essas pessoas.

Os profissionais que atuam no alto desempenho tomam decisões, porque não têm incertezas. Além disso, não demoram uma eternidade para fazer escolhas.

Nas empresas submetidas a muita pressão, é normal que surjam conflitos. Nas equipes de alto desempenho, eles são discutidos e resolvidos abertamente. Os colaboradores se comunicam bem entre si e sabem receber feedback sem assumir uma postura defensiva.

Os profissionais que atuam em excelente nível também estão dispostos a correr risco para melhorar o desempenho. Eles monitoram a performance e fazem as mudanças necessárias, no momento certo.

Principais características numa equipe de alta performance

características numa equipe de alta performance

Algumas características diferenciam uma equipe de alta performance. Quanto mais fatores o time for capaz de conciliar, mais forte a empresa será. Veja:

  • Pluralidade de conhecimentos: Os colaboradores atuam em diferentes áreas. Possuem experiências, habilidades e especialidades distintas;
  • Habilidades que se complementam: as habilidades são diferentes, mas se complementam em benefício da empresa;
  • Espírito colaborativo: Não basta ter um monte de especialistas. Eles precisam conversar, trocar e se ajudar sempre que preciso;
  • Cabeças alinhadas: A empresa tem um objetivo, os colaboradores os conhecem e os perseguem diariamente;
  • Boa comunicação: Todos estão a par das informações importantes. Existe respeito entre subordinados, líderes e pares. Os conflitos são resolvidos com facilidade;
  • Profissionais com autonomia: A empresa funciona porque os colaboradores têm iniciativa e liberdade para executar o que é preciso e corrigir eventuais problemas;
  • Alta confiança: Não é soberba. É confiança para lidar com os desafios, para atingir as metas e ir, sempre, além;
  • Comprometimento de sobra: Todos entregam o máximo para que a empresa alcance seus objetivos e obtenha melhores resultados.

Por que investir em equipes de alta performance?

Por muito tempo, as empresas ofereciam somente treinamentos aos colaboradores. Hoje, o cenário é outro. As organizações que almejam chegar ao topo trabalham com foco no desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

Nessas empresas, cada profissional e cada time tem capacidade de autogerenciamento. Os gestores não precisam ficar – o tempo todo – em cima dos subordinados, com receio de que a produtividade caia.

Formar equipes de alto desempenho qualifica os profissionais e aumenta a competitividade da empresa. Não é à toa que elas vêm se tornando tendência em gestão de pessoas. Já as organizações que não capacitam suas equipes para o alto desempenho ficam para trás.

Passo a passo: como desenvolver equipes de alto desempenho

1. Liderança com foco em resultados

O líder deve ser um educador no desenvolvimento das competências da equipe para entregar os resultados. Precisa planejar, delegar funções e estimular os demais. Além disso, tem que acompanhar os esforços e resultados individuais e coletivos. O líder não manda, ele engaja e, por isso, consegue tirar o melhor de todos.

2 – Recrutamento de talentos ou composição da equipe

A alta performance pode exigir mudanças. É preciso decidir quem fica, quem pode ser reciclado e quem não contribui mais. Infelizmente, muitos profissionais se acomodam e ficam abaixo do mínimo esperado. É necessário ter as pessoas certas para que o trabalho seja feito individual e coletivamente e para que a equipe atinja seu máximo desempenho.

O próximo passo é otimizar os processos de contratação. Defina bem os perfis que deseja atrair. Considere, também, as carências que podem ter ficado após a reformulação para preencher as lacunas com “sangue novo”.

3 – Processos bem definidos

Outro aspecto fundamental para formar equipes de alto desempenho é deixar todos os processos internos muito bem definidos. Cada etapa, fluxo e seus devidos responsáveis devem ficar claros.

Essa organização vai ajudar em termos de produtividade. Além disso, vai reduzir dois dos maiores inimigos do alto desempenho: falha e retrabalho.

4 – objetivos realistas, porém, desafiadores

A empresa, hoje, está num ponto X. Ela precisa mirar o 2X, depois o 3X e por aí vai. Não adianta mirar o 5X de primeira, pois isso vai gerar frustração.

Estabeleça metas palpáveis e, ao mesmo tempo, desafiadoras. Elas não podem ser nem fáceis demais, nem impossíveis.

5 – Indicadores de desempenho

Atualmente, sua empresa guarda, analisa e partilha os indicadores de desempenho? Se não, isso precisa mudar, pois o progresso, ou a falta dele, tem que ser medido. 

Quer melhorar a performance da equipe? Então, adote indicadores de desempenho e acompanhe a evolução das pessoas e dos times. Essas métricas ajudarão a empresa a identificar gargalos e a interferir em pontos necessários de melhoria.

6 – Cultura do feedback

A cultura do feedback é indispensável para equipes de alto desempenho. Com frequência, converse com os colaboradores, tanto individualmente, quanto em grupo e apresente os resultados.

Elogie o que há de positivo e indique, com tato e respeito, o que pode ser melhorado. O feedback constante e construtivo ajuda cada um a corrigir dificuldades. Também eleva o nível das entregas. Como resultado, toda equipe evolui.

7 – Tomada de decisão

As equipes atingem um extraordinário desempenho quando exploram o conhecimento e as habilidades complementares de seus membros. Mas isso só acontece quando todos estão dispostos a ouvir, problematizar e discutir as opiniões uns dos outros. O ideal é que busquem, juntos, as melhores soluções para os problemas que enfrentam.

Equipes sem processo de decisão, por outro lado, costumam cair facilmente na armadilha do consenso prejudicial. Como resultado a equipe passa a ter um processo decisório fraco, além de um baixo desempenho.

8 – Desenvolva a confiança

Uma das competências mais importantes para as equipes de trabalho é a confiança – confiar e ser digno de confiança. A condição emocional que importa num time não é “gostar”, mas “confiar”. 

As pessoas não precisam necessariamente estabelecer uma relação de amizade, mas para trabalhar bem juntas, devem confiar umas nas outras. Nos feedbacks e no dia a dia, o líder precisa repassar isso aos demais. E, na medida do impossível, garantir o melhor ambiente para todos.

9 – Respeito mútuo e colaboração

Equipes de alto desempenho sabem colaborar num espírito de cooperação e respeito mútuo. Os profissionais se preocupam em ajudar rapidamente uns aos outros sempre que solicitado. Compreendem a necessidade de colaborar e que o grupo se beneficiará mais se todos se ajudarem.

10 – Treinamentos

As equipes de alto desempenho disputam o mercado nas primeiras posições. Nesse patamar, a competição é acirrada e a evolução precisa ser constante. Ou seja, os profissionais precisam de treinamento e atualização contínua.

Congressos do setor, treinamentos empresariais, cursos de aprimoramento. Reforce com todos a importância da busca por qualificação e indique cursos da área que você mesmo sabe que existem. Conhecimento nunca é demais e isso vai beneficiar a empresa.

Sua empresa em outro patamar

A OutBox é especialista em team building, ou seja, em consolidação de equipes. Se você precisa de ajuda especializada para formar equipes de alto desempenho, conhecemos e podemos mostrar os caminhos.

A especialidade da OutBox é ajudar a desenvolver e escalar equipes de alto nível. Para isso, promovemos treinamentos experienciais, inovadores e impactantes. Eles propiciam ativação e conscientização de atitudes e comportamentos que geram, transformam e melhoram resultados corporativos. Nossos métodos trazem desenvolvimento pessoal e profissional.

Quer experimentar na prática? Entre em contato e solicite um orçamento!

Treinamento com empresa especializada

Deixe uma resposta