Como desenvolver equipes de trabalho e garantir mais produtividade

Como desenvolver equipes de trabalho produtivas

A equipe pode até acreditar que está entregando o melhor. Talvez os resultados até sejam satisfatórios, mas em termos de produtividade, sempre é possível mais. Se você está buscando saber como desenvolver equipes de trabalho, já deu o mais importante passo.

O acompanhamento dos colaboradores e sua constante capacitação são os caminhos mais curtos para ter uma equipe mais produtiva. Para tanto, as empresas precisam de métodos e eles existem aos montes. 

Neste artigo, abordamos o desenvolvimento de equipes de trabalho explicando como torná-las mais produtivas. Além disso, apresentamos ferramentas e metodologias que servem justamente para ajudar na produtividade. 

Quer ver sua equipe entregando mais e melhor? Siga a leitura!

Como desenvolver equipes de trabalho produtivas?

Algumas mudanças de cultura são essenciais para que uma empresa descubra como desenvolver equipes de trabalho. Entre elas destacamos: objetivos claros, padrões de comunicação, metas e feedback constante.

A definição dos objetivos é fundamental porque a equipe pode até parecer a mais produtiva do mundo, mas se não souber onde quer chegar, não vai a lugar nenhum. Uma equipe realmente produtiva tem clareza dos objetivos e prioridades no trabalho. 

Por isso, também, é fundamental se cercar de indicadores. Eles contribuem mostrando a todos onde a empresa está e o que precisa para atingir os resultados almejados.

Já os padrões de comunicação são importantes porque ajudam a evitar falhas. Todos precisam estar a par das mudanças nos projetos que estão em andamento. 

A comunicação interna deve ser a melhor possível, assim como a troca de informação em cada projeto. Eis a importância de escolher e utilizar canais específicos, que centralizem o armazenamento e compartilhamento de dados.

E, para melhorar o desempenho, além das metas, os colaboradores precisam saber, de forma contínua, como está seu desempenho. Ou seja, é preciso ter ciência de como estão as entregas no momento atual e o que se espera de cada um no futuro.

O feedback indica onde os profissionais precisam focar para corresponder a altura das expectativas.

Conheça 4 ferramentas que ajudam na produtividade das equipes

1. Evernote

O Evernote nada mais é do que uma grande pasta. Nela, o usuário consegue abrir cadernos e escrever notas. É uma ferramenta muito boa para guardar ideias, criar checklists, lembretes e digitalizar documentos.

Na construção de uma nota, é possível inserir documentos digitalizados. Precisa acrescentar uma imagem? Também consegue fazer isso utilizando o Evernote. 

Achar as informações é fácil. Você vai se encontrar pelos cadernos e por causa das tags.

2. Todoist

O Todoist é um aplicativo para gerenciar tarefas. É muito útil para quem quer saber como desenvolver equipes de trabalho e, nele, o usuário distribui sua lista de tarefas em caixas.

Elas estarão agrupadas e separadas em projetos que possuem diferentes contextos. A lista pode ser compartilhada com os membros da equipe. Além disso, é possível registrar aquelas tarefas que se repetem na empresa. 

Dominar a lista de atividades do dia, por exemplo, melhora a produtividade individual dos colaboradores.

3. Calendário do Google

Ninguém mais precisa passar o constrangimento de se esquecer de uma reunião, demanda, ou conclusão de um projeto importante. Se você utilizar o mais que acessível calendário do Google, poderá visualizar com facilidade todas as tarefas do dia. 

Um dos recursos mais úteis do calendário do Google é a possibilidade de criar e compartilhar os compromissos que precisam de reserva na agenda. Além disso, você consegue:

  • Criar eventos, 
  • Marcar reuniões, 
  • Mandar link à equipe para uma sala de reunião online.

4. Slack

Comunicação é importante. O Slack é um dos tantos apps que podem facilitar esse lado na comunicação interna de um time. Utilizando esse recurso, muito comum às empresas digitais, você consegue;

  • Criar canais;
  • Compartilhar arquivos;
  • Subir imagens;
  • Fazer upload de áudios e vídeos; 
  • Organizar mensagens;
  • Personalizar notificações.

É muito útil para o desenvolvimento de equipes porque ajuda na resolução das questões pontuais do dia a dia. Determinadas tarefas só andam depois que dúvidas são tiradas.

Descubra 4 metodologias para desenvolver equipes produtivas

4 metodologias para desenvolver times produtivos

1. Pomodoro

A procrastinação é inimiga da produtividade. Equipes produtivas usam o tempo a seu favor. Pomodoro é uma metodologia que auxilia justamente na gestão de tempo. Utilizando esse hack você vai conseguir começar, evoluir e concluir uma série de tarefas. O conceito é simples: 

Trabalhe 25 minutos → descanse 5 → trabalhe mais 25 → pare por mais 10 → volte a trabalhar e entregue mais 25 → descanse os últimos 5 → feche com mais 25 de foco e atenção na tarefa.

Seguindo esse método, a pessoa trabalha em quatro blocos de 25 minutos e, entre eles, faz pausas de 5 e 10 minutos. Ao final do ciclo de 2h, serão 1h40 de produtividade, com 20 minutos de descanso.

2. Metodologia GTD

Essa metodologia busca o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. GTD é a sigla de “Getting Things Done”, ou em bom português, “fazendo as coisas”. A GTD não tem foco em prioridades e prazos. O mais importante é se orientar por pequenos lembretes e fazer planos flexíveis.

Nesta metodologia, a pessoa começa pela tarefa mais fácil para liberar a mente. Finalizou uma tarefa? Registre para eliminar a demanda dos pensamentos e ter foco na próxima.

Além disso, a GTD propõe etapas: 

  • Elenque suas ideias, incluindo projetos, obrigações e sonhos;
  • Analise tudo e decida o que vai fazer, delegar, agendar ou eliminar;
  • Distribua as ideias por área da vida, por exemplo, trabalho, casa e hobbies;
  • Revise diariamente e reavalie prioridades, além de adicionar novas ideias.

3. Scrum

O Scrum foi idealizado pelo piloto da aeronáutica Jeff Sutherland e estabelece que para desenvolver aviões, é preciso acompanhar tudo sempre bem de perto. Além disso, é preciso estar aberto a mudanças no planejamento o tempo todo. 

A ideia é trazer esse conceito para os projetos da empresa. Ou seja, aplicando a metodologia você vai dividir seus projetos em pequenos ciclos de atividades. Os projetos serão conduzidos por reuniões constantes para alinhar o trabalho em equipe e aprimorar o processo num todo.

4. Treinamentos

Outra metodologia útil para quem quer saber como desenvolver equipes de trabalho é aderir a treinamentos com empresas especializadas. Elas conhecem práticas, desafios e experiências que podem gerar alta performance nos profissionais da sua equipe.

A OutBox, por exemplo, realiza treinamentos corporativos ao ar livre. Os profissionais participam de tarefas que levam ao autoconhecimento e assimilam diversas lições para facilitar sua rotina no trabalho.


Quer melhorar a produtividade da sua equipe? Dê mais um passo agora mesmo! Faça contato com a OutBox e solicite o nosso orçamento.

Treinamento com empresa especializada

Deixe uma resposta