Team building para empresas

Team building: como fazer na prática e acelerar resultados do negócio

Melhorar a comunicação, a tomada de decisão e a produtividade, aumentar a confiança entre funcionários e construir equipes de alta performance. Esses são apenas alguns benefícios das dinâmicas de construção de equipe. Você é mais um querendo saber como fazer team building para trazer todas essas vantagens para a sua empresa? Então, chegou a hora!

No artigo de hoje, explicamos quando e quais empresas podem aderir ao team building. Além disso, preparamos um passo a passo para que você consiga implementar as dinâmicas na sua instituição.

Estabelecer relações saudáveis no trabalho é o mundo ideal para melhorar os resultados da empresa. Mas esta é uma condição bastante desafiadora, ainda mais considerando que lidamos com pressões de todo lado.

Quer melhorar o clima organizacional, reduzir os conflitos e aumentar a confiança entre os colaboradores? Então, conheça e implemente o team building. Para saber como, siga a leitura!

Quando fazer um team building?

Quem está procurando como fazer team building precisa saber desde já: sempre é oportuno fazer essas dinâmicas. Em alguns momentos, entretanto, será ainda mais importante.

Abaixo, listamos exemplos de quando o método pode ser mais do que útil:

  • Contratação de um novo líder.
  • Chegada de novos colaboradores.
  • Times apresentando baixa performance.
  • Problemas de relacionamento.
  • Reuniões ineficazes.
  • Tomadas de decisões lentas e inadequadas.
  • Conflitos destrutivos.
  • Falha na comunicação (não ouvir).
  • Falta de atmosfera de equipe.

No caso de baixa performance e dos problemas de relacionamento, é crucial identificar a origem. Com isso, será possível escolher atividades com objetivos específicos.

Quando tiver foco em novos contratados, o team building vai integrá-los e também ajudar os veteranos. Quem chegou vai se alinhar ao novo ambiente. Já os mais experientes serão lembrados da sua importância na empresa.

Na chegada de um novo líder, o team building serve para que ele conheça a equipe e se apresente.

Team building funciona para quais empresas?

Empresas de qualquer porte podem fazer o team building. Para as grandes organizações o ideal é segmentar. Por exemplo, a equipe de marketing terá a sua experiência, a de vendas também e assim por diante.

No caso das empresas menores, é possível reunir todos e tornar o time mais coeso. O team building, vale ressaltar, é um conjunto de atividades que resultam em benefícios para a empresa. Um deles é melhorar a comunicação entre os colaboradores, algo essencial em qualquer contexto.

Não importa o tamanho da empresa, o team building vem ganhando cada vez mais espaço, porque também ajuda no alinhamento dos objetivos. Além disso, é um momento da equipe parar para analisar o seu desempenho e discutir como melhorar as competências do coletivo.

Os colaboradores, inclusive líderes, deixarão o escritório por um dia para participar de atividades diferenciadas. Na experiência, terão percepções relacionadas à rotina da organização. Mais do que um passeio, o team building vem para desenvolver os funcionários e, por consequência, a empresa.

Como fazer Team building em 8 passos

Como fazer Team building

Agora que você sabe a importância, chegou a hora de entender como fazer team building. Independentemente do porte da empresa, ela se beneficiará dos resultados da dinâmica. Confira o passo a passo a seguir!

1. Analise a ‘casa’ e estabeleça objetivos

Primeiramente, os gestores, em parceria com o RH, precisam definir um ou mais objetivos. Nessa etapa, é importante refletir sobre questões da empresa.

Atualmente, todos trabalham integrados, ou isso pode melhorar? E as metas, todos apresentam desempenho acima da média, ou correspondem ao mínimo esperado?

No dia a dia, quando os problemas estouram, os colaboradores se ajudam, ou o clima organizacional não permite?

Somente visualizando o momento e os desafios da empresa é possível traçar os objetivos do team building. Isso também vai facilitar a escolha das dinâmicas.

2. Ouça a equipe

A responsabilidade pela organização do team building é dos gestores, porém, nada impede uma troca de ideias com a equipe.  

Nesse momento, eles podem dizer quais locais e atividades preferem. Também podem opinar quais consideram mais interessantes para os desafios da empresa.

O ideal é que todos se sintam confortáveis. É isso que vai aumentar o engajamento deles no processo e tornar o dia mais proveitoso.

3. Mostre a agenda e o intuito do encontro

Antes das dinâmicas, é preciso mostrar aos colaboradores a agenda do dia. Eles também precisam saber quanto tempo vai durar cada atividade.

Depois, é interessante falar do intuito do encontro. Ou seja, além de entender como fazer team building, os gestores devem explicar para que serve.

Quanto mais clareza, melhor. O gestor também pode perguntar o que os colaboradores esperam em termos de aprendizado.

4. Defina o local

Você que está buscando como fazer team building vai gostar de saber que a dinâmica pode ser aplicada em diferentes cenários. O ideal é tirar todos do escritório para “desconectá-los” das funções do trabalho.

A maioria das atividades, inclusive, é ao ar livre. Aprender algo perto do mar, da areia, ou num gramadão é mais interessante do que na frente do computador, não é?

5. Selecione as atividades

Além de acontecer fora da empresa, o team building é um conjunto de tarefas inovadoras. O gestor deve preparar todos para vivenciar experiências bem diferentes.

Para executar os trabalhos, normalmente, são contratadas empresas especializadas. Nesse caso, é preciso um alinhamento anterior. 

Os gestores da empresa e os instrutores do team building precisam conversar para definir toda a sequência do encontro. Naturalmente, considerando as necessidades e objetivos da organização.

6. Priorize a inclusão

Fora das dependências da empresa, o team building é uma experiência mais impactante. Mas é preciso que as dinâmicas sejam confortáveis para os participantes.

O lugar que estão pensando, por exemplo, é acessível para todos? Será que alguém precisa de ajuda para chegar? Alguém tem mobilidade reduzida? Se sim, é preciso garantir que essa pessoa também consiga participar.

Os membros da equipe terão uma experiência diferente e vão encarar desafios. Mas o team building não pode ser impossível nem constrangedor para ninguém.

7. Forneça e peça feedbacks

Depois de cada atividade, a equipe deve avaliar o seu desempenho e definir novas formas de gerar crescimento. Quanto maior a abertura e a confiança entre os membros, maiores as chances de melhorar o desempenho. 

Uma das essências do Team Building é criar um ambiente seguro de aprendizagem, a fim de que as pessoas se sintam seguras para dar e receber feedbacks construtivos.

8. Contrate uma empresa parceira

Agora você sabe como fazer team building e alguns dos benefícios que essa experiência pode trazer à sua empresa. Que tal contratar uma aliada para ter a melhor vivência possível?

A OutBox é especializada em treinamentos empresariais, como team building, e pode oferecer um trabalho personalizado, considerando as necessidades da empresa.

Na praia, num parque de diversões, durante uma cavalgada e até numa canoa havaiana. Em diferentes lugares, com variados propósitos, a OutBox pode ajudar os colaboradores da sua empresa a se tornarem profissionais melhores.

Quer dar o primeiro passo hoje mesmo? Entre em contato e solicite um orçamento!

empresa especializada em team building

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *