6 dicas para integrar equipe de colaboradores de forma criativa

dicas criativas para integrar equipe de colaboradores

Uma empresa que não investe em seus colaboradores está deixando de apostar num dos seus maiores ativos. Desenvolver pessoas e integrar a equipe de colaboradores são iniciativas benéficas para CPFs e CNPJs. Os profissionais ganham. As empresas em que eles trabalham também!

Neste artigo, explicamos porque investir em qualidade e na integração da equipe será vantajoso para a empresa. Além disso, apresentamos seis dicas de dinâmicas e treinamentos que uma empresa pode realizar para unir a equipe.

Trabalhar o lado humano é importante para você? Então, siga a leitura!

Vantagens de uma empresa ao integrar equipe de colaboradores

Integrar a equipe de colaboradores vai facilitar o dia a dia e o desempenho de cada profissional na empresa. O primeiro benefício é tornar o time muito mais engajado e alinhado aos propósitos da organização.

O relacionamento interpessoal costuma ser decisivo para o sucesso ou fracasso de um negócio. Tudo vai depender se ele é bom ou ruim.

Quando um novo profissional chega, ele precisa de tempo para conhecer os novos colegas. Quando uma equipe tem ótimos colaboradores, mas sabe que atuam isolados, ela precisa resolver a questão.

As dinâmicas de integração podem ajudar nas duas situações, tanto acabando com a timidez dos novatos, quanto reforçando a importância do trabalho em equipe.

Além disso, essas atividades geram interação entre os participantes, fazendo que se conheçam mais e se comuniquem com mais eficiência. Com isso, a empresa também vai conseguir reduzir erros nos seus processos.

Conheça 6 maneiras criativas para integrar equipes de colaboradores

Empresas especializadas em integração de equipes
O suporte de empresas especializadas em integração de equipes pode contribuir muito no processo

1. Promova ações de integração

A primeira dica pode parecer óbvia, mas muitos gestores e RHs se esquecem de propor dinâmicas para integrar a equipe.

Se você quer um time mais unido, promova eventos que cumpram tal propósito. As dinâmicas de team building são uma excelente opção. Nelas, os colaboradores são convidados a reflexões que não costumam fazer no cotidiano.

A seguir, veja alguns pontos que podem ser trabalhados nesses treinamentos para integrar equipe de colaboradores e melhorar a rotina da empresa:

  • inovação;
  • criatividade;
  • visão estratégica;
  • valorização do outro;
  • capacidade de perdoar;
  • planejamento pessoal e profissional.

Essas dinâmicas, inclusive, podem ser realizadas em treinamentos experienciais ao ar livre. Praias, rios, montanhas e outros recantos da natureza podem, sim, ser o cenário do desenvolvimento da sua equipe.

2. Quebra-cabeça trocado

Melhorar o trabalho em equipe, a comunicação e o senso de liderança. Um simples quebra-cabeça pode cumprir todas essas funções. Para tanto, o jogo precisa de um “pequeno ajuste”.

Primeiramente, é preciso dividir os integrantes da equipe em dois pequenos grupos, com o mesmo número de pessoas. Cada equipe receberá um quebra-cabeça para resolver, com o mesmo nível de dificuldade e quantidade de peças.

O problema é que, antes, o moderador misturou algumas peças dos dois jogos sem que nenhum dos participantes da dinâmica visse. Durante a atividade, mais cedo ou mais tarde, alguém vai entender que houve a mistura.

O interessante da brincadeira é que todos devem se unir para trocar as peças misturadas. Isso pode ser rápido e eficiente, ou pode demorar bastante, dependendo da sintonia da equipe.

3. Campo minado

Outra dinâmica interessante para integrar equipe de colaboradores é o campo minado. É uma atividade ideal para quem atua no formato presencial e que serve para trabalhar a confiança entre colegas.

Nesta atividade, os membros da equipe são divididos em várias duplas. Depois, é criado um trajeto com obstáculos, utilizando os objetos do escritório mesmo. 

Quando a pista estiver pronta, um dos participantes da dupla vai percorrer o circuito de olhos vendados. O outro, por sua vez, dará o direcionamento. Ou seja, o desempenho da equipe vai depender da sintonia e confiança entre os dois membros.

4. Construção de uma torre

Mais uma dinâmica muito eficiente para integrar a equipe de colaboradores. Para realizar, é preciso separar os profissionais em grupos de, no máximo, oito pessoas.

As equipes receberão 40 folhas de papel sulfite, 2 metros de fita crepe, além de uma bola de isopor.

Vence o desafio o grupo que conseguir construir – num tempo pré-determinado – a maior torre com os papéis e a fita. A bolinha de isopor vai no alto da torre.

5. Ideias no guardanapo

Essa dinâmica também é simples e, entre os benefícios, serve para que os colaboradores entendam a importância do trabalho em equipe e desenvolvam o pensamento criativo. 

Também mostra que é possível se adaptar aos recursos disponíveis, mesmo que sejam os mais simples. O primeiro passo é dividir o time em equipes de, no máximo, cinco pessoas. Cada equipe vai ganhar apenas um guardanapo e uma caneta. 

Na sequência, os grupos serão apresentados a problemas que precisam de solução. Podem ser desafios que fazem parte do contexto da empresa, ou situações fictícias.

As equipes devem propor alternativas escrevendo, desenhando, fazendo mapas mentais ou gráficos aproveitando apenas o espaço do guardanapo.

6. Nó humano

Essa é uma dinâmica muito boa para contribuir com o diálogo e a cooperação dos profissionais. Para isso, é preciso reunir oito a 20 participantes, pedir que formem um círculo e deem as mãos aos colegas.

Depois, o círculo será desfeito e os integrantes devem caminhar pela sala. Quando o moderador decidir, todos param e precisam dar a mão para os mesmos colegas do início da dinâmica. Detalhe: ninguém pode sair do lugar.

Quando todos se conectarem, o grupo terá formado um grande nó na sala. Para encerrar a dinâmica, todos precisam voltar para a sua posição no círculo sem soltar a mão do colega.

Empresas especializadas em integrar equipe de colaboradores

Empresas especializadas podem ajudar a integrar a equipe de colaboradores e sabem a melhor forma de aplicar todas essas dinâmicas.

Além de pessoas monitorando a realização das atividades, essas empresas auxiliam nos feedbacks para os participantes das atividades e os gestores.

Ou seja, contando com suporte especializado, os treinamentos para integrar e capacitar times podem ser ainda mais eficientes.

A Outbox, por exemplo, é uma empresa especializada em treinamentos de equipes de alta performance. Temos expertise para executar diversas dinâmicas de integração, em especial os treinamentos corporativos ao ar livre.

Quer colocar sua empresa em outro patamar? Entre em contato e solicite um orçamento!

Treinamento com empresa especializada

Deixe uma resposta