quebra cabeça composto pela metodologia DISC

DISC de equipe: como usar a metodologia a favor da produtividade do negócio

Depois de crescer num lugar específico, receber uma educação em casa, na escola e de trabalhar em diferentes empresas, cada pessoa tem sua forma de agir. Para gestores e o RH, saber como todos os profissionais reagem a determinadas situações é essencial. Nesse caso, a metodologia DISC é uma das ferramentas que mais podem ajudar.

Sua empresa tem, por exemplo, a perspectiva de reorganizar as equipes? Precisa resolver conflitos? A metodologia DISC vai evidenciar o perfil de cada colaborador, com base nos seus comportamentos. Com isso, os gestores terão dados importantes para fazer adequações e a empresa terá equipes mais afinadas.

A metodologia DISC é, portanto, um recurso capaz de auxiliar na gestão e desenvolvimento de pessoas. Tudo isso prevendo as reações dos colaboradores em diferentes situações, seja qual for desafio. Quer entender como funciona? Siga a leitura.

O que é metodologia DISC?

A metodologia DISC é muito difundida na gestão de pessoas e no desenvolvimento humano. Sua base é identificar os traços comportamentais que predominam em cada pessoa.

PhD em psicologia pela Universidade de Harvard, William Marston foi quem elaborou a teoria DISC em 1920. Seu objetivo era explicar as reações emocionais dos seres humanos.

No livro “As emoções das pessoas normais”, ele descreve os tipos comportamentais principais. As iniciais desses termos, em inglês, forma a sigla DISC:

  • Dominance (Dominância)
  • Influence (Influência)
  • Steadiness (Estabilidade)
  • Conscientiousness (Cautela)

Quais são os perfis identificados pelo teste DISC?

Depois das publicações de Marston, foram criadas diversas ferramentas para definir o perfil comportamental de cada pessoa. A metodologia DISC teve adequações na nomenclatura dos perfis e, hoje, trabalha-se com os seguintes nomes:

Executor: ativo, otimista e dinâmico. Líder nato, não teme riscos e desafios. É trabalhador, determinado e perseverante. Tende a ser muito competitivo, mas é rápido e foca em resultados.

Comunicador: extrovertido, falante, ativo e sabe se adaptar. Comunica-se com eficiência, precisa se relacionar e conviver num ambiente harmônico. É amigo de todos e atua melhor em equipe.

Planejador: calmo, tranquilo, cuidadoso, introvertido e tem muito autocontrole. Gosta de rotina e de regras. É disciplinado, paciente, observador e passivo. É introvertido, porém, de fácil relacionamento.

Analista: discreto, mais quieto e até meio retraído. Pode ser um pouco pessimista, mas tem facilidade artística, agilidade, inteligência e intelectualidade. É muito hábil para tarefas detalhadas ou que exigem rápido improviso.

mulheres brancas de frente uma para a outra realizando um diagnóstico da metodologia DISC.

Como aplicar a metodologia DISC?

A ferramenta DISC tem diversas aplicações para auxiliar a gestão de pessoas. A seguir, um resumo das principais.

Processos seletivos

Um dos suportes mais comuns da Metodologia DISC está nos processos seletivos, pois ajuda a mapear o perfil de candidatos. A precisão do teste para prever os padrões de comportamento é muito alta, o que traz celeridade ao processo.

Treinamento e desenvolvimento

A metodologia revela como cada perfil aprende e o que potencializa a absorção do conteúdo. Ou seja, melhora a eficiência dos treinamentos empresariais.

Plano de desenvolvimento individual

Conhecer claramente as características de cada profissional permite que eles e os gestores saibam em quais pontos precisam investir energia. Por outro lado, mostra quais exigências são desnecessárias caso a caso.

Feedback

Identificar o perfil de cada um também facilita o feedback, pois os gestores saberão como dar retorno profissional a cada um, seja ele positivo ou negativo.

Quais são os benefícios do teste DISC?

peças de um quebra cabeça sendo montado por pessoas, representando a metodologia DISC

A metodologia DISC dará a equipe de gestão e desenvolvimento de pessoas uma previsão de como as pessoas vão reagir em diferentes situações e frente aos desafios da empresa. Veja, a seguir, as vantagens de aderir à metodologia para a gestão e desenvolvimento de pessoas.

Fit cultural nos processos seletivos

Graças à metodologia, fica muito mais fácil identificar os profissionais que realmente combinam com a empresa. Quando os recrutadores conhecem o perfil comportamental dos candidatos, é possível dar preferência aqueles com mais aderência à cultura organizacional e à equipe de trabalho.

Num processo seletivo, não basta considerar somente as habilidades técnicas. Também é preciso avaliar se os valores do candidato são os mesmos da corporação. A grande ajuda, nesse caso, é reduzir a taxa de rotatividade na empresa, pois a metodologia filtra os candidatos para vagas específicas e a seleção ocorre mais rápido.

Trabalho em grupo

Muitas vezes, excelentes profissionais estão na mesma equipe e se anulam, ou não conseguem trabalhar bem juntos. A empresa tem que se desfazer deles? Não! O caminho é reagrupar. 

O DISC ajuda os gestores a determinar a melhor forma de organizar uma equipe, associando perfis complementares. Ou seja, a empresa vai conseguir formar times muito mais equilibrados e eficientes.

Talentos

Além de reduzir a margem de erro nas contratações, o teste DISC permite que a empresa integre apenas os profissionais que tendem a ficar um bom tempo na companhia. Eles terão rápida adaptação e vão ajudar a organização a reduzir a rotatividade de colaboradores.

Lideranças

A metodologia DISC também revela que tipo de líder cada profissional tende a se tornar. Com isso, a organização saberá como esse líder vai influenciar e engajar os profissionais que gerencia. Os dados são importantes para a pessoa trabalhar melhor seu crescimento e para que o RH auxilie, com direcionais, o desenvolvimento desse líder.

Redução de conflitos

Conhecer o comportamento dos colaboradores também ajuda a reduzir conflitos que prejudicam o ambiente de trabalho. Para isso, basta que os gestores levem os dados em conta na hora de montar as equipes e grupos de trabalho. 

Será mais fácil gerenciar os perfis antagônicos e formar times com aptidões complementares. Ajudar será a regra e não competir.

Quer implementar a metodologia DISC e aproveitar todas as suas vantagens? A Outbox, especialista em treinamentos empresariais, pode ser parceira da sua empresa para aplicar a metodologia DISC. Quer aumentar o desempenho de cada colaborador e aperfeiçoar a sua equipe? Entre em contato com a Outbox e solicite um orçamento.

Treinamento com empresa especializada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *