Mudar de rumo e transmitir valores: Em nova experiência, Hai Toyota participa de treinamento ao ar livre.

Hai Toyota entra em nova fase com Team Building da OutBox

Mudar de rumo e transmitir novos valores para o time é trilhar um caminho com alguns obstáculos. Não acontece da noite para o dia e não é o tipo de transformação que se resolve numa reunião, ou num e-mail corporativo. Imbuída desse desafio, a Hai Toyota, empresa do ramo automotivo presente em três cidades de Santa Catarina, procurou as soluções da OutBox.

O objetivo era o alinhamento institucional dos colaboradores, por meio dos treinamentos e experiências promovidos pela OutBox.

O treinamento escolhido foi o Team Building, que, além do desenvolvimento de competências, consiste num exercício comportamental e vivencial para potencialização, ativação e alinhamento de equipes organizacionais.

Quer saber quais foram os resultados obtidos pela Hai Toyota com a OutBox? Siga a leitura!

Sobre o cliente

A Hai Toyota é uma concessionária de carros com quatro lojas em Santa Catarina: duas em Florianópolis, uma em Itajaí e outra em Brusque. A empresa trabalha com veículos novos, seminovos, locação e até consórcios. 

Atualmente, cerca de 200 colaboradores atuam na Hai. Até 2022, era uma empresa de gestão familiar, porém, houve uma mudança organizacional a fim de tornar a gestão mais corporativa. 

Esse processo continua e a mudança já traz resultados. Hoje, as quatro lojas são destaque nacional, tanto em vendas, quanto em qualidade. 

Cabe destacar que, em 2023, a Toyota lançou a campanha “Tudo que te move”. Em síntese, faz parte da nova estratégia da companhia de não só vender carros e peças, mas também focar na mobilidade e na sustentabilidade.

Cenário

Em abril de 2023, os colaboradores da Hai Toyota foram reunidos no espaço Sítio Reserva Brasil, em Palhoça, para um dia de integração e alinhamento institucional sobre a missão, visão e valores da empresa.

Na parte da manhã o CEO da empresa fez uma abordagem expositiva da missão, visão e valores da Hai. À tarde, os participantes exercitaram e experimentaram os valores e DNA da empresa, com as vivências da OutBox.

Antes disso, no Hai Summit, em 2022, os colaboradores participaram de uma plenária e entrevistaram o fundador da empresa, também abordando o DNA da Hai Toyota. No encontro, foi apresentada a nova visão, missão e valores da empresa.

Toda a cadeia de colaboradores se envolveu: administrativo, financeiro, pós-venda, vendas de carros novos e seminovos, oficina, assistência técnica, consórcio e locação a fim de reforçar o DNA da Hai nas vivências ao ar livre.

A contribuição da OutBox

Para aquecer o time e integrar os participantes, o começo foi com dois icebreakers (quebra-gelo). Essas dinâmicas funcionam como ponto de partida para qualquer reunião de equipe e são bastante úteis nos estágios iniciais do Team Building.

Depois de jogar a energia de todos para cima e com os colaboradores mais abertos e dispostos, foi realizada uma exposição informativa da experiência. 

Também nesta etapa os colaboradores conversaram sobre a expectativa de aprendizado. Além da troca de experiência, o Team Building é uma vivência que aumenta a conexão e gera crescimento para a equipe.

Durante a dinâmica, os colaboradores foram apresentados ao conceito de time: “Todo trabalho ou toda empresa de maneira geral é uma atividade de equipe. Toda equipe precisa desempenhar, gerar resultados e crescimento. Toda equipe precisa se aprimorar. Todo membro de equipe precisa desenvolver novas habilidades, comportamentos e novas formas de se relacionar no trabalho para continuar desempenhando um papel importante e fundamental dentro da organização e da sua equipe”.

Com base nisso, a dinâmica abordou os valores da Hai Toyota e os colaboradores refletiram sobre “como fazer para alcançar a missão e visão da empresa?”

Depois, foi realizada uma dinâmica para gerar conexões livres, por meio de interação em duplas. Nessa etapa, todos se envolvem nas atividades. Até os mais tímidos se animam, considerando que a contribuição de todos é fundamental para a equipe crescer. 

A mecânica funciona em três rodadas de quatro minutos e em cada rodada se forma uma dupla que precisa interagir respondendo três questões:

  • O que eu espero aprender hoje?
  • Como eu posso contribuir com a equipe?
  • Qual é o meu maior valor, aquele fundamental em minha vida?

Na sequência, os participantes foram divididos em nove equipes para vivenciar um conjunto de três desafios ao ar livre. 

O objetivo era que todos exercitassem o trabalho em equipe e percebessem de que maneira os valores da Hai Toyota se manifestam em diversas frentes:

  • Resolução de problemas.
  • Tomada de decisão.
  • Comunicação interpessoal e coletiva.
  • Atmosfera de equipe.
  • Organização para a ação.

As vivências foram divididas em três focos: maior esforço físico, maior esforço cognitivo e maior esforço emocional.

Resultados

O encerramento focou na reflexão da dinâmica. O aprendizado corporativo visa mudar o comportamento das pessoas para produzir os resultados que a organização espera.

Todo o treinamento deve vincular o aprendizado aos resultados do negócio. Dessa forma, os participantes se envolvem no processo de crescimento, impactando no negócio. 

A transferência do aprendizado é o processo de colocá-lo em prática para que melhore o resultado.

A OutBox se baseou na estrutura Principles Walk Around, ou “Galeria de Princípios”. Os sete DNA’s da Hai Toyota foram impressos em lonas e distribuídos pelo campo de futebol. 

Os participantes foram convidados a andar pelo campo e visitar cada um dos DNA’s da Hai. O facilitador da OutBox conduziu o trabalho com perguntas para provocar reflexão. 

A cada pergunta, os participantes caminhavam até o DNA que vinha à sua mente em relação a cada pergunta. Para cada questão, precisavam formar duplas ou trios e conversar sobre esse valor respondendo “por que” selecionaram cada princípio.

  • Pergunta 1 – Qual é o DNA mais importante para você e por quê?
  • Pergunta 2 – Qual valor é preciso dar mais atenção agora na empresa e por quê? 

A pergunta dois tinha desdobramentos. Os colaboradores tinham que anotar em post-its o porquê da escolha do ‘valor’ e detalhar uma ou mais ações que podem colocar em prática para fortalecer esse valor na empresa. 

O espaço foi aberto ao compartilhamento e gerou um ambiente onde as pessoas colocaram seu ponto de vista e sugeriram melhorias, principalmente nos valores de melhoria contínua e atitude.

Por fim, a OutBox elaborou um relatório e entregou para o RH da Hai Toyota. Hoje, a Hai está colhendo os benefícios do Team Building, com colaboradores mais conscientes dos valores da empresa.

Que tal oferecer o mesmo aos profissionais da sua empresa e colocá-la em outro patamar com a ajuda da OutBox? 

Saiba mais sobre o Team Building e porque provoca o desenvolvimento de equipes. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Treinamento com empresa especializada

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