O que é team building

O que é team building e qual é o seu impacto na empresa

Quando os profissionais de um setor não se envolvem em atividades e treinamentos voltados para o desenvolvimento de equipes o resultado é um só: baixa performance. A boa notícia é que isso pode ser contornado facilmente se o gestor souber o que é team building e como aplicar essa metodologia.

Atualmente, não importa a área, a maior parte das entregas é feita por equipes. É assim em relação aos produtos, pesquisas, vendas, marketing e até na alta administração.

A explicação é simples: produtos e serviços estão cada vez mais complexos e exigindo mais competência e tecnologia das empresas. Nesse contexto, equipes com profissionais que têm conhecimentos complementares funcionam muito melhor.

Graças a treinamentos como o team building, os profissionais vão seguir o mesmo caminho e entender que suas responsabilidades e entregas são fundamentais para o grupo. Neste artigo, apresentamos o conceito, as vantagens e etapas dessa metodologia. Além disso, mostramos como sua empresa pode colocá-la em prática. Por isso, siga a leitura!

As abordagens de Team Building

Para você entender o que é “Team Building” vamos a tradução literal. O termo vem do inglês e significa “construindo equipe”. O verbo na ação não é mero detalhe. A ideia é que o processo não acabe, ao contrário, seja aprimorado, trazendo melhoria contínua para o desempenho da equipe. 

Na visão do educador Willian G. Dyer, autor de diversos livros, entre os quais, “Equipes que fazem a diferença”, Team Building é uma metacompetência. 

A metodologia, segundo esse autor, é útil para avaliar o desempenho da equipe com base em regras e normas previamente estabelecidas. Além disso, identifica como desenvolver ou ajustar as competências da equipe para que ela aumente de desempenho e solucione problemas.

Após realizar um treinamento de team building os profissionais vão:

  1. Perceber suas limitações de desempenho;
  2. Encontrar soluções e corrigir competências que precisam de melhoria;
  3. Melhorar suas competências.

Para isso, o team building utiliza metodologias ágeis e ativas, como:

No Brasil, Team Building normalmente é associado ao trabalho em equipe com ajuda de atividades vivenciais. Graças aos resultados que gera esse modelo de treinamento e desenvolvimento de pessoas e times está consolidado. Além disso, há cada vez mais atividades e vivências possíveis. Entre elas:

Eis um conjunto de atividades experienciais que exercitam as competências, principalmente as integradoras, motivadoras e de espírito de equipe. Todas exigem união de esforços do corpo, da mente e da emoção dos participantes.

Problemas comuns encontrados em equipes

Em sua obra sobre Team Building, Willian G. Dyer elencou os problemas mais comuns para equipes que precisam desse treinamento. No entendimento dele, a estratégia deve ser utilizada quando um problema, uma preocupação, ou conjunto de sintomas faz o gestor acreditar que o time não é bom o suficiente.

O autor também defende que algumas condições numa equipe ou na empresa, normalmente, exigem correção. São elas:

  • Queda na produtividade e nos resultados
  • Aumento contínuo e inexplicável dos custos
  • Descontentamento e reclamações excessivas
  • Usuários ou clientes questionando a qualidade dos serviços
  • Conflitos ou hostilidades entre os membros da equipe
  • Problemas de comunicação, relacionamento e confusão nas atribuições
  • Decisões não compreendidas ou que não foram executadas adequadamente
  • Apatia e falta de interesse
  • Falta de iniciativa, imaginação ou inovação
  • Reuniões ineficazes, com baixo nível de participação, ou decisões improdutivas
  • Alta dependência, ou reações negativas perante o líder
  • Falta de integração e de atmosfera de equipe
  • Imaturidade da equipe e baixo desempenho

Em todos esses casos, sabendo o que é team building, o gestor pode solucionar os problemas e construir uma equipe de alto desempenho.

Benefícios do team building

Sua empresa necessita de um empurrãozinho para engajar a equipe? Então, você precisa saber o que é team building agora mesmo; leia o artigo!

Outro entendimento importante, e que ajuda a explicar o que é team building, é a tese de que todos os grupos funcionam e desenvolvem competências em dois níveis. No primeiro, o da tarefa, os profissionais estão estabelecendo metas e atribuições, tomando decisões e fazendo o trabalho. O outro nível é o do relacionamento, onde estão lidando com os sentimentos uns dos outros e se relacionando constantemente.

Dyer nos ajuda a aprofundar essas distinções. Ele explica que, no nível tarefa, o importante para as equipes é que as pessoas tragam sugestões. Depois, precisam avaliar as ideias e tomar decisões, definir atribuições e alocar recursos. Ou seja: primeiro o brainstorm, depois descartar as piores ideias e ir adiante com as melhores, distribuir as tarefas e executar.

Já no relacionamento, os membros da equipe se tornam verdadeiros aliados. Unidos, devem apoiar e incentivar uns aos outros. Os mais confiantes, por exemplo, podem ajudar os mais receosos, tirando a tensão da equipe.

Ou seja, caso o grupo entenda a importância do bom relacionamento, trabalhará em harmonia e o clima organizacional vai melhorar.

Nesse ambiente, os profissionais compreendem que equipes de sucesso são produtivas e se esforçam para concluir tarefas, mas também cuidam uns dos outros.

Esses interesses precisam ser sempre equilibrados e um treinamento de team building pode abrir os olhos justamente para isso. Em alguns momentos, é essencial que todos foquem nas tarefas e deixem os relacionamentos em segundo plano. Em outros, é necessário uma pausa no trabalho para a devida atenção aos relacionamentos. 

O team building vai preparar os membros da equipe a entender como suas ações e comportamentos prejudicam ou beneficiam o trabalho em grupo.

Como montar um programa de team building

Agora que sabe o que é team building, precisa saber como montar esse treinamento na empresa. Bom, tudo começa depois que alguém reconhece um problema, geralmente uma liderança, ou o RH da empresa.

Essa fase, provavelmente, já passou por aí. Então, vamos para o passo seguinte: antes do team Building, colete alguns dados, tentando identificar a raiz do problema.

Esses dados serão analisados e um diagnóstico é feito para descobrir o que está errado e o que traz problema. Depois, é hora de montar um planejamento adequado e focar em ações para resolver.

As ações são planejadas e as atribuições distribuídas. Por fim, os planos são implementados e os resultados avaliados.

Team Building como um processo

Uma equipe de alto desempenho está sempre em busca de mais. O Team Building é ainda mais eficiente quando se torna contínuo.

Num processo real de Team Building, as boas equipes se desenvolvem e os membros avaliam e adaptam, seguindo regras, a maneira como todos trabalham. 

Ou seja, sempre que é preciso, os processos, valores, habilidades dos membros, sistemas de recompensas e recursos para realizar o trabalho podem ser revistos.

Essas mudanças começam numa reunião de “pontapé inicial” e devem continuar nos meses e anos seguintes, enquanto a equipe aprende a trabalhar mais e melhor junto. 

O Team Building é assim porque o trabalho nunca para e sempre surgem novos desafios para que uma equipe atinja a excelência, o próximo estágio e o alto desempenho.

Ajuda especializada

A OutBox é especialista na aplicação de treinamentos de team building. Já atendemos empresas de nível global, que tinham o objetivo de desenvolver pessoas e equipes. 

No caso do Team Building, a OutBox acredita que é um momento de a equipe parar, analisar seu desempenho e discutir como melhorar as competências. Se a equipe não consegue, por exemplo, estabelecer metas ou gerenciar conflitos, o Team Building vai mostrar esses problemas e apontar possíveis soluções possíveis.

Para isso, a Outbox promove treinamentos experienciais, inovadores e impactantes, que ativam e conscientizam atitudes e comportamentos. Eles geram, transformam e melhoram os resultados corporativos, trazendo desenvolvimento pessoal e profissional.

Quer conferir na prática? Entre em contato, e solicite um orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *