Grupo empresarial detalhando um planejamento corporativo

Treinamento corporativo experiencial: eleve a eficiência em time

Para se manter no topo, as empresas não têm outra alternativa se não investir nos seus profissionais. Pensando nisso, as corporações estão apostando em novas formas de melhorar o desempenho de suas equipes, para extrair o melhor de cada membro. Dentre elas, o treinamento corporativo experiencial é um dos métodos mais eficientes para alcançar esse objetivo.

No texto de hoje explicamos o que é o treinamento corporativo experiencial e suas diferenças para o treinamento experiencial ao ar livre. Além disso, apresentamos exemplos e benefícios dessa prática para treinamento e desenvolvimento em empresas. Siga a leitura!

O que é treinamento corporativo experiencial?

O principal diferencial do treinamento corporativo experiencial é a premissa de que tal método é mais impactante e até mais efetivo do que os modelos de ensino tradicionais. Dinâmico, eficiente e rápido na execução e nos resultados, o treinamento corporativo experiencial pode ocorrer em praias, rios, montanhas e até em parques temáticos.

No treinamento experiencial, o participante é figura ativa e não passiva. Ou seja, ele não apenas ouve alguém transmitindo conteúdo, mas vivencia o aprendizado realizando algum desafio em grupo. Vai se envolver na construção de um barco, de um banquete, ou em jogos em equipes. Assim, vai entender a importância da coletividade e perceber como cada ação individual impacta um time.

O treinamento experiencial é efetivo não apenas porque insere os profissionais em vivências, mas porque os coloca em situações semelhantes a do trabalho. Por isso, os objetivos desse modelo de treinamento sempre estão alinhados às necessidades dos colaboradores e do negócio. 

Além da efetividade do treinamento, esse cuidado agiliza o aprendizado. Como é alinhado às necessidades de cada empresa, provoca importantes reflexões de forma individual e coletiva, beneficiando equipes de trabalho e a companhia num todo.

Treinamento corporativo experiencial x treinamento experiencial ao ar livre

O TEAL (treinamento experiencial ao ar livre) é uma modalidade específica de treinamento corporativo experiencial. A premissa, nesse caso, é que o treinamento seja realizado ao ar livre, normalmente atrelado a alguma aventura.

No treinamento ao ar livre o foco é colocar os participantes na vivência em si. O treinamento experiencial, por sua vez, carrega um conceito mais amplo. A experiência é parte do método e não o método em si, pois há um complemento com metodologias e conteúdos.

Como prima pela profundidade, em alguns casos, o treinamento experiencial pode ter instrutores técnicos na etapa vivencial. Por exemplo, alguém que conheça o mar numa experiência em algum balneário. O conteúdo, no entanto, é conduzido por facilitadores corporativos.

Exemplos de treinamento corporativo experiencial

Mulher negra do ramo empresarial ensinando um homem branco sobre estratégias de treinamento experiencial.
Treinamento corporativo experiencial.

Desenvolvimento de lideranças

Serve para ativar, alinhar, mobilizar e potencializar lideranças para os desafios, objetivos e metas da empresa. Desenvolve líderes em atuação e revela futuros gestores, pois mostra aptidões desconhecidas.

Team building

Também chamado desenvolvimento de equipe, o team building é um treinamento para energizar e alinhar equipes. Muitas vezes, é utilizado para sensibilização em eventos empresariais.

Desenvolvimento corporativo

Esse treinamento corporativo experiencial é focado em competências-chave que aumentam a eficácia e eficiência  corporativa.

Treinamentos customizáveis

Aqui, o treinamento é feito sob medida, com base nas peculiaridades de cada empresa. A vivência pode até ser num local repetido, porém, com pessoas diferentes, cada treinamento é único e específico.

Benefícios de utilizar treinamento experienciais como ferramentas de Treinamento e Desenvolvimento em empresas

Mais motivação

Todo profissional que é constantemente desafiado e que está aprendendo continuamente se sente mais confiante no trabalho. Isso vale tanto para as competências técnicas, quanto para as comportamentais. Quando a empresa aposta numa cultura de treinamentos e foca no desenvolvimento das suas equipes, por consequência, os times ganham motivação para as tarefas de rotina.

Mais produtividade

É um círculo virtuoso. Profissionais motivados e mais confiantes trabalham com mais engajamento e se tornam mais produtivos. As empresas que treinam e desenvolvem seus colaboradores, portanto, percebem resultados expressivos quando investem nos times. Além da produtividade, o aprendizado contínuo deixa os colaboradores mais seguros para sugerir inovações e ideias que podem ditar novos rumos na organização.

Clima organizacional melhor

Motivados, recebendo treinamento contínuo e mais produtivos, os profissionais de uma empresa também passam a trabalhar num ambiente mais harmônico. É muito mais satisfatório trabalhar numa empresa que valoriza seus colaboradores. 

Quando participam de um treinamento corporativo experiencial, por exemplo, os profissionais compartilham informações, sentimentos e percepções uns com os outros. Como se conhecem melhor, os profissionais aprimoram a empatia, ficam mais integrados e trabalham em maior sinergia. A melhoria no clima organizacional contribui para o melhor desempenho individual e coletivo.

Retenção de talentos

Colaboradores valorizados e que enxergam perspectiva de desenvolvimento no trabalho enxergam valor na empresa. Nesse contexto, pensarão duas vezes antes de aceitar propostas da concorrência. Ou seja, o aprimoramento contínuo das competências comportamentais e técnicas é benéfico também porque ajuda a reter os talentos de uma empresa.

Vale ressaltar que, quando diminui o turnover, uma organização está reduzindo gastos com processos seletivos, demissões e contratações. Além disso, o alto nível de entrega dos melhores colaboradores continua sendo entregue para a empresa que o preparou.

Visibilidade e competitividade para a marca

A competição entre as empresas está cada vez mais acirrada, não importa o segmento. Aquelas que não medem esforços para atualizar, treinar e desenvolver seus colaboradores  se posicionam alguns passos além das concorrentes. Por isso, investir em treinamento corporativo experiencial é algo que traz visibilidade e aumenta a competitividade da institução. Como reflexo, “quem tá dentro não sai e quem tá fora quer entrar!”

Ajuda especializada

Quer implementar o quanto antes um treinamento corporativo experiencial? Ótimo! Os profissionais da sua empresa e a própria organização vão colher uma série de benefícios com isso.

A OutBox é especialista no treinamento de equipes, ajudando a desenvolvê-las e evoluir empresas. Para tanto, promove treinamentos experienciais, inovadores e impactantes. São experiências que ativam e conscientizam os profissionais para atitudes e comportamentos de geração, transformação e melhoria dos resultados corporativos. Além disso, trazem desenvolvimento pessoal e profissional para os participantes.

Quer isso para a sua empresa? Conheça os treinamentos da Outbox e solicite um orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *