cozinha corporativa: um treinamento para equipes de trabalho

Conheça o treinamento ideal para entregar o sabor da vitória para a empresa

Investir em treinamento e desenvolvimento é essencial para garantir a produtividade e a motivação dos colaboradores numa empresa. Além dos ganhos individuais, a qualificação profissional leva ao crescimento das empresas. Dentre as diversas opções, a cozinha corporativa é um dos treinamentos mais interessantes para se trabalhar aspectos como planejamento e comunicação.

Esse treinamento é uma das opções de team building, treinamentos voltados à construção de equipes, capazes de trazer evolução contínua. Por meio desses treinamentos, os participantes conseguem desenvolver competências fazendo exercícios comportamentais e vivenciais que potencializam, ativam e alinham as equipes.

Existem diversos métodos, como canoa havaiana, jogos outdoor e o pack boat. Na maioria deles, o objetivo é que os participantes desenvolvam a capacidade de solucionar problemas, vivenciando uma realidade similar a do ambiente de trabalho. 

Como resultado, a integração dos membros da equipe aumenta e a empresa aumenta de forma exponencial suas chances de atingir grandes objetivos.

Nesse artigo, detalhamos o funcionamento da cozinha corporativa. Um treinamento divertido, saboroso e eficiente, que foi pensado, criado e é aplicado pela OutBox. Bateu a curiosidade? Siga a leitura!

Como funciona o treinamento cozinha corporativa?

A cozinha corporativa é um treinamento dinâmico e participativo, em que os colaboradores têm a oportunidade de compartilhar o que foi produzido.

Na execução desse treinamento, o time será convidado e orientado para uma construção coletiva: todos cozinham e, depois, servem uns aos outros.

Na experiência, diversas competências individuais são exercitadas em grupo, seja na cozinha indoor ou outdoor. E o mais interessante é que tudo isso se desenvolve num ambiente de colaboração e total descontração.

A grande diferença dos treinamentos vivenciais é justamente essa. Em vez de absorver o aprendizado ouvindo um palestrante, por exemplo, as pessoas aprendem colocando a mão na massa! Na cozinha corporativa, os participantes colocam a mão na massa literalmente!

O treinamento ocorre numa cozinha montada especialmente para a experiência. Quem gosta de cozinhar pode até ter um pouco de vantagem e prazer, mas como as tarefas são coletivas, todos acabam se envolvendo de alguma forma.

Na hora de preparar a comida, o foco do time é desenvolver e aprimorar habilidades essenciais para o trabalho em equipe. Ou seja, algo muito semelhante ao que ocorre, diariamente, no ambiente corporativo.

O uso da cozinha como experiência de treinamento para equipes proporciona a união das pessoas em torno de um objetivo comum. Depois, os pratos podem ser degustados e comemorados como resultado de ações conjuntas.

Dessa forma, os colaboradores são capazes de significar o trabalho e eternizar o aprendizado, algo que potencializa os benefícios para a empresa.

Curiosidade e premissas da cozinha corporativa

No treinamento da cozinha corporativa, os colaboradores seguem instruções repassadas de acordo com cada etapa do preparo da refeição. Além disso, são orientados com base no processo de aprendizagem demandado pela empresa.

O resultado – pratos bem ou mal acabados – vai depender da integração do time e da capacidade de organização de todos. Se no dia a dia, precisam tomar decisões e ter ações sincronizadas, para elaborar os pratos de um menu não é diferente.

Depois da degustação, é realizada uma conversa interativa de reflexão sobre o desempenho e aprendizado. Por fim, chega o aguardado feedback do chef.

Esse é um exercício de competências específicas demandadas pela empresa e que deve abranger o sentimento de unidade, integração e engajamento dos colaboradores.

A prática proporciona o exercício de preparar a comida pensando em quem vai consumir o produto. Dessa forma, há dedicação dos envolvidos em busca de um resultado de qualidade.

Quais os resultados esperados?

Diversas competências podem ser desenvolvidas no treinamento da cozinha corporativa. Entre as principais estão: planejamento, comunicação, alinhamento e ações sincronizadas, de forma dinâmica e participativa. 

Todas impactarão diretamente no sabor da refeição preparada ao longo da experiência. Depois dos exercícios, além de digerir o aprendizado, os participantes podem degustar uma saborosa vitória. Bom apetite!

Quer executar o treinamento da cozinha corporativa na sua empresa? Entre em contato com a OutBox e solicite um orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *