Como organizar um treinamento experiencial ao ar livre

Treinamento de equipes ao ar livre

O treinamento experiencial ao ar livre, treinamento outdoor, ou simplesmente TEAL consiste numa série de dinâmicas voltadas às empresas. No Brasil, é aplicado há cerca de duas décadas.

A metodologia tem uma série de benefícios, como reforçar a importância do espírito em equipe. Outra vantagem é mostrar aos colaboradores o caminho para superar desafios e alcançar metas. E o melhor: com todos trabalhando em sinergia.

Também serve para avaliação do desempenho pessoal, fazendo os profissionais enxergarem seu papel nos resultados da empresa. Precisa treinar os líderes? O TEAL pode ajudar!

Além disso, o treinamento outdoor é um momento de integração e confraternização entre os profissionais. Tudo isso por meio de provas e dinâmicas realizadas ao ar livre. Quer entender como funciona para implementar na sua empresa? Siga a leitura!

O que é trabalhado num treinamento experiencial ao ar livre?

O treinamento experiencial ao ar livre pode ser aplicado em diferentes cenários, dependendo dos objetivos da empresa. A seguir, destacamos as principais finalidades. Uma coisa é certa: todos os modelos funcionam e muito bem!

Liderança

Neste treinamento são repassadas habilidades de liderança e gestão. O intuito é aumentar a capacidade de um indivíduo, ou de uma organização, de conduzir bem os demais.

Normalmente, nesta experiência, são transmitidos conceitos de gestão e realizadas simulações de negócios. Esse treinamento também pode ter atividades que revelam às pessoas um potencial de liderança até então submerso.

Em síntese, serve para ativar, alinhar, mobilizar e potencializar lideranças frente aos desafios, objetivos e metas de uma empresa.

Team building

A construção de equipes, ou team building, também pode ser trabalhada por meio do treinamento outdoor. Na experiência, é possível aproximar as pessoas, incentivar a colaboração e a importância do trabalho coletivo.

As dinâmicas trabalham diversas habilidades. Entre elas, destacamos:

  • Empatia.
  • Comunicação.
  • Inteligência emocional.
  • Resolução de conflitos.
  • Solução de problemas.
  • Tomada de decisão.

As atividades de team building facilitam as relações entre os colaboradores a longo prazo, não apenas no primeiro mês após o treinamento. É uma experiência marcante, que promove conexões duradouras e mudanças mais profundas.

Em poucas palavras, é um programa de energização e alinhamento de equipes e também de sensibilização em eventos e convenções.

Desenvolvimento corporativo

O funcionário engajado é aquele motivado e dedicado às questões do trabalho. Nem toda empresa, entretanto, consegue o engajamento de 100% do time.

O TEAL também pode servir para engajar. Para tanto, estimula as ideias da equipe, motivando e conectando os colaboradores. Como consequência, eles aprimoram o relacionamento e absorvem valores e cultura da instituição com mais facilidade.

É um programa que beneficia os profissionais, mas também a empresa, porque eles farão o impossível pelo sucesso da companhia.

Quando o treinamento outdoor trabalha o desenvolvimento corporativo, utiliza ferramentas que melhoram o comportamento dos participantes. Eles sairão melhores preparados para planejar e executar estratégias corporativas.

Treinamentos customizáveis

As empresas têm produtos, histórias, contextos, profissionais e momentos distintos. Por isso, o treinamento outdoor pode ser moldado à necessidade do cliente, considerando as circunstâncias e desafios atuais.

Nesse caso, as abordagens de treinamento são específicas e realizadas sob medida para os clientes. Sua empresa tem uma demanda específica? Existe uma solução que também é única para ela!

Etapas do treinamento experiencial ao ar livre

Os treinamentos outdoor são eficientes porque cumprem determinadas etapas. Elas estão sequenciadas a seguir:

  1. Levantar as demandas da empresa e determinar os resultados.
  2. Planejar e desenhar as atividades com líderes e RH.
  3. Executar o que foi definido.
  4. Avaliar os resultados.

Como organizar um treinamento outdoor

A maneira mais fácil de organizar um treinamento experiencial ao ar livre é contratar uma empresa especializada em treinamentos para equipes de trabalho

A OutBox, por exemplo, ajuda organizações a obter resultados exponenciais desafiando e motivando os colaboradores para que gerem resultados positivos e desenvolvam a capacidade constante de inovar.

O processo da OutBox ocorre em quatro etapas: briefing, design instrucional, alinhamento pré-execução, execução e facilitação e, por fim, avaliação. A seguir veja como eles funcionam.

Cada empresa tem a sua história, realidade e desafios. O briefing é o processo inicial. Nessa etapa, a OutBox identifica as necessidades e objetivos do treinamento para garantir maior eficiência, considerando o contexto e a demanda do negócio.

Na etapa denominada design instrucional, a OutBox utiliza uma abordagem estratégica de conteúdo e atividades experienciais. Depois, vem o alinhamento e a pré-execução. Antes de entrar em ação, é preciso alinhar as premissas e expectativas junto dos gestores e estrategistas da empresa.

A fase seguinte é execução e facilitação. Esse é o momento de reflexão e dos feedbacks direcionados. A OutBox faz uma ativação técnica e comportamental dos colaboradores da empresa. Quais são os pontos fortes e fracos? Como podem ajudar a empresa a realizar suas metas? Como podem contribuir para melhores resultados na equipe?

A fase final é para avaliar se as expectativas de treinamento foram sanadas. A OutBox utiliza, ainda, uma estratégia de Follow up. Cerca de 20 dias após o treinamento, a OutBox aciona o cliente para entender como a dinâmica está refletindo na empresa, se o aprendizado foi aplicado e se está fazendo diferença no dia a dia.

O trabalho da OutBox consiste numa transferência de aprendizado. A partir da vivência dos treinamentos, os colaboradores treinados podem desenvolver diferentes capacidades comportamentais.

No treinamento focado em líderes, por exemplo, a OutBox desperta líderes que sabem como atuar em diferentes momentos da organização, a chamada liderança situacional. Momentos distintos pedem ações e métodos distintos. O líder treinado pela OutBox sabe se moldar e atuar tanto nos casos mais simples, quanto nos mais complexos.

Nos treinamentos experienciais ao ar livre voltados à construção de equipes (team building) saem profissionais mais engajados com o coletivo. Graças às dinâmicas, eles entendem que cada peça no processo importa e que o desempenho de um impacta o resultado do outro.

A OutBox também pode ajudar empresas a reduzir conflitos entre membros da mesma equipe, aumentar a produtividade, tomar decisões mais conscientes e a entender a importância da comunicação e do feedback nos treinamentos de desenvolvimento corporativo.

A OutBox pode personalizar o treinamento conforme a realidade e demanda de cada empresa. Hostgator, Continental, Algar, Weg, Votorantim, Tirol e Coca-Cola são algumas das marcas que realizaram o treinamento outdoor com a OutBox. Quer colocar sua empresa no ritmo do crescimento? Entre em contato e solicite um orçamento!

Treinamento com empresa especializada

Deixe uma resposta