O que são treinamentos vivenciais

Treinamentos vivenciais: o que é, exemplos e como aplicar

Os treinamentos vivenciais ou experienciais preparam líderes e equipes para superar dificuldades, gerenciar mudanças de comportamentos nos profissionais e na empresa. Além disso, permitem que os colaboradores atuem em times de alto desempenho, sabendo colocar em prática os projetos necessários para o sucesso da organização.

Normalmente, são voltados a melhorias do trabalho em equipe, na formação de lideranças e no desenvolvimento de times de alto desempenho.

Para tanto, é importante combinar técnicas e metodologias consolidadas de educação corporativa com práticas experienciais diferenciadas. O treinamento vivencial, portanto, desafia os treinandos e as equipes a subir de nível.

Você sabe que sua empresa pode crescer, mas não conhece o caminho para tal? Então, chegou a hora de conhecer e aplicar um dos treinamentos vivenciais disponíveis no mercado.

Neste artigo, detalhamos o conceito desse tipo de treinamento, apresentamos suas vantagens, exemplos e como realizar. Bora colocar a organização em outro patamar e deixar a concorrência comendo poeira? Siga a leitura!

O que são treinamentos vivenciais?

São treinamentos corporativos que se utilizam de vivências com desafios físicos e  intelectuais. Servem para que o grupo assimile conceitos, temas e competências que geram crescimento na empresa.

São aplicados por meio de um conjunto de atividades experiencias, como rafting, escalada, trekking, canionismo, travessias aquáticas. 

Outra possibilidade são as high ropes, atividades que utilizam cordas fixadas em árvores. Um exemplo bem conhecido é a falsa-baiana. Essas atividades devem ser realizadas com equipamento de segurança, para proteger os treinandos. Tem ainda as low ropes, atividades de cordas baixas que são feitas no chão, as dinâmicas em geral.

Os treinamentos experienciais chegaram ao Brasil na década de 1990 muito focados em atividades ao ar livre. Com o tempo, novas opções surgiram e, atualmente, existem programas como Cozinha Corporativa, Desafios Musicais, Desafios de Construção Coletiva, além de jogos indoor, como o Escape.

Há também programas de maior impacto físico-emocional. Entre eles, travessias e expedições de trekking, canoagem, a cavalo e bicicletas em lugares diversificados, inusitados e até de difícil acesso.

A pandemia popularizou o trabalho remoto e trouxe desafios de comunicação, integração e compartilhamento da cultura corporativa. Nesse contexto, ainda que em fase de desenvolvimento e crescimento, as experiências remotas podem conectar e trazer a atmosfera de equipe para o trabalho virtual.

Quando os treinamentos vivenciais são indicados para empresas?

Os treinamentos vivenciais tornam os treinandos protagonistas e responsáveis pelo seu aprendizado. Eles incentivam os profissionais a levar para a empresa o conhecimento adquirido, como habilidades, comportamentos ou novas formas de conviver no trabalho.

Na vivência, o participante é desafiado a refletir sobre diferentes situações do ambiente de trabalho. Entre elas, destacamos:

  • Queda na produção ou nos resultados da equipe.
  • A importância de integrar a equipe, seja pela distância geográfica ou de conflito entre setores; ou gerar “química” na equipe, ou seja, uma atmosfera de espírito de colaboração e de respeito mútuo.
  • Aumentar a confiança e abertura, para que os colaboradores aceitem críticas construtivas e úteis para melhorar o desempenho da equipe.
  • Conflitos ou hostilidades entre os membros da equipe.
  • Apatia, falta de interesse ou de envolvimento entre os membros da equipe.
  • Falta de iniciativa, criatividade, ou inovação.
  • Confusão em relação às atribuições, problemas de comunicação e relações nada transparentes.
  • Melhorar o gerenciamento e o monitoramento do resultado.
  • Melhorar processos para tomada de decisões.
  • Estabelecer canais abertos de comunicação.
  • Incentivar a equipe a assumir riscos e a inovação.

Exemplos de treinamentos vivenciais

Exemplos de treinamentos vivenciais

Os treinamentos vivenciais ocorrem, preferencialmente, em ambientes não convencionais, sobretudo ao ar livre. Praias, lagos, montanhas e parques temáticos são algumas opções.

Dessa forma, propocionam momentos e aprendizados que ficarão guardados para sempre na memória dos participantes. Basicamente, existem quatro exemplos de treinamentos vivenciais, de acordo com a finalidade do processo. São eles:

Desenvolvimento de lideranças

Serve para ativar, alinhar, mobilizar e potencializar lideranças para os desafios, objetivos e metas da empresa. Desenvolve líderes em atuação e revela futuros gestores, pois mostra aptidões desconhecidas.

Team building

Também chamado desenvolvimento de equipe, o team building é um treinamento para energizar e alinhar equipes. Muitas vezes, é utilizado para sensibilização em eventos empresariais.

Desenvolvimento corporativo

Esse treinamento vivencial é focado em competências-chave que aumentam a eficácia e eficiência  corporativa.

Treinamentos customizáveis

Aqui, o treinamento é feito sob medida, com base nas peculiaridades de cada empresa. A vivência pode até ser num local repetido, porém, com pessoas diferentes, cada treinamento é único e específico.

Como realizar um treinamento vivencial?

Os melhores treinamentos vivenciais são oferecidos por empresas especializadas. Cientes de que estão lidando com pessoas, elas têm o conhecimento necessário para ajustar cada serviço à realidade e desejo do cliente.

As empresas que entregam esse serviço possuem diferentes didáticas. Comece por uma reunião de briefing, onde serão compreendidas as problemáticas e necessidades do cliente. Assim, defina o objetivo do treinamento.

Em seguida, vêm fases como o alinhamento, onde o cliente coloca suas premissas e anseios. Por fim, no local do treinamento, as empresas especializadas fazem a avaliação para atender as expectativas do cliente no treinamento.

A OutBox é uma empresa com as soluções para desenvolver competências em equipes com métodos como os treinamentos vivenciais. Para tanto, promove uma preparação experiencial, inovadora e impactante.

São atividades que levam a atitudes e comportamentos para gerar, transformar e melhorar os resultados corporativos e de desenvolvimento pessoal e profissional.


Quer colocar sua empresa num futuro mais próspero? Entre em contato, solicite um orçamento e veja o gráfico do faturamento decolar.

OutBox Treinamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *