Programa de liderança: o que é e como fazer um plano de desenvolvimento de líderes

Sua empresa não quer perder os talentos que estão despontando, mas não sabe os caminhos para isso? Sem problemas, nós conhecemos: invista num programa de liderança. A organização deve capacitar as pessoas para que se tornem líderes no futuro e preparar os que já são.

Desenvolver os funcionários é tão importante quanto investir na melhoria dos produtos. Além de contribuir com o crescimento pessoal dos colaboradores, a empresa está investindo no seu próprio futuro.

O capital humano é um dos bens mais valiosos de um negócio. Se ele não vai adiante, a empresa também estagna. Neste artigo, explicamos o que é programa de liderança e suas vantagens. De quebra, reforçamos como você pode criar na sua empresa. 

Quer manter os melhores profissionais empenhados na sua organização? Siga a leitura!

O que é programa de liderança?

Um programa de liderança consiste numa série de processos e atividades que aprimoram as habilidades e competências dos líderes da empresa. Nele, os participantes identificam as habilidades indispensáveis para liderar, motivar e treinar suas equipes.

Graças a esse tipo de programa, a cultura de liderança se fortalece na empresa, de um jeito que envolve os demais colaboradores. Num contexto em que todos se desenvolvem, eles passam a se ajudar mais e a trazer melhores resultados.

Além de ajudar aqueles que já são líderes, os programas de liderança preparam os que ainda serão. Vale ressaltar que muito se espera de um líder, porém, não é prudente afirmar que todos têm alta capacidade técnica e excelente comunicação. São competências como essas que os ajudam a conduzir equipes até seus objetivos.

Vantagens de impulsionar o desenvolvimento de líderes na sua empresa

O líder é aquele que conduz a equipe à melhoria contínua de desempenho, respondendo pelos erros e acertos de todos. É a figura que inspira os demais a realizar o melhor trabalho possível, levando a empresa a alcançar os resultados que almeja.

Um líder nato sabe exatamente como despertar a motivação e o engajamento dos membros da equipe. Liderados por um profissional competente, todos se sentem parte da organização e não medem esforços para entregar mais e melhor.

Em contrapartida, um gestor mal treinado prejudica o time e desmotiva até os melhores profissionais. Um dos motivos que mais leva funcionários a pedir demissão e desistir do emprego é justamente o comportamento dos chefes. Ou seja, em muitos casos eles não se demitem das empresas, mas de chefes ruins e despreparados.

E, conforme estudo da consultoria Great Place To Work, 72% das empresas não oferecem treinamento para que seus líderes saibam efetuar desligamentos.

Comunicação ineficiente e falhas ao delegar tarefas são exemplos de “pecados” que uma liderança não pode cometer. E os líderes verdadeiramente preparados não cometem.

Reduz o turnover

Aliados do time, os melhores líderes fazem todos enxergar bons motivos para continuar na organização. Com isso, ajudam a reduzir o turnover, ou seja, a taxa de rotatividade de colaboradores na empresa.

Recebendo o devido treinamento, desenvolvem a importante habilidade de agregar e jamais perder as joias raras da equipe. Além disso, eles próprios não deixam a empresa e estarão engajados por muito tempo nos desafios dela.

Estimula o líder

O líder é normalmente um perfil inquieto, sempre atrás de novos conhecimentos e desafios. Por isso, uma empresa, quando desenvolve as competências dos seus líderes e potenciais líderes, contribui com as altas expectativas desse colaborador. 

Cada vez mais preparado, esse profissional vai galgar posições mais altas e responsabilidades maiores na organização.

Como criar um programa de desenvolvimento de liderança PDL?

Programa de liderança oferece aos líderes de empresa, pessoas em circulo unindo as mãos como uma equipe

Planejamento e estratégia

Tudo começa no planejamento. Analise o time de colaboradores e pense nos objetivos macro da empresa. Em relação aos líderes, reflita sobre como espera que atuem na conquista dessas metas. Afinal, o que diferencia um gestor dos demais? 

Outro ponto importante é mapear os líderes do futuro. Na multidão, existem profissionais promissores, que podem ocupar cargos de liderança mais adiante. Uma empresa que busca o crescimento tem que investir nas qualidades desse colaborador num programa de liderança.

Depois de selecionar aqueles que participarão das atividades, reflita sobre as carências que apresentam. É o que dará clareza para eleger prioridades, conforme as demandas das pessoas e da empresa. Também vai ajudar na definição de ações específicas.

Desenvolvimento contínuo

Quando se pensa em programa de liderança, o ideal é trabalhar as ações de forma contínua. O interessante é manter o profissional sempre se aprimorando, para que sua formação como gestor seja efetiva.

É indispensável atrelar os objetivos do profissional aos da empresa. A atuação do líder é mais eficiente quando alinhada à cultura organizacional. Por isso, o programa de liderança é essencial na formação de gestores e futuros gestores.

Mensuração de resultados

Além de planejar e dar sequência ao desenvolvimento dos líderes, é preciso encontrar formas de medir os resultados. Estipule metas relevantes, porém palpáveis, e formas de identificar se foram atingidas.

Esse trabalho é importante para os dois lados enxergarem o retorno que o investimento num programa de liderança pode trazer. Acompanhar esses dados de perto também ajuda a identificar e corrigir problemas no caminho.

Exemplos de desenvolvimento de lideranças

Atualmente existem diversos meios de desenvolver competências inerentes a um líder. Uma das mais eficientes é a contratação de empresas que aplicam os programas de desenvolvimento de lideranças.

Inserindo os líderes e futuros líderes da sua empresa nessas atividades, você terá gestores capazes de mobilizar, conduzir, apoiar e gerir as equipes.

Este treinamento corporativo normalmente desperta a consciência para habilidades importantes de liderança, como: tomada de decisão consciente e gestão de conflitos. Também melhoram a comunicação e feedback do líder, além de um fator essencial: inteligência emocional.

É recomendado a líderes que assumiram a função porque têm habilidades técnicas, mas não tiveram preparação comportamental adequada.

Líderes em potencial também se beneficiarão desse treinamento, que é útil ainda no aprimoramento de atitudes e comportamentos dos mais antigos, ou para mudança de escopo de liderança nas organizações.

Empresas com foco em treinamento corporativo podem ajudar sua organização no desafio de preparar líderes. A OutBox, por exemplo, é especialista em treinamentos para liderança. 

Para isso, promove treinamentos experienciais, inovadores e impactantes. São atividades que conscientizam os líderes para atitudes e comportamentos de geração, transformação e melhoria dos resultados corporativos. 

Na OutBox, os colaboradores da sua empresa têm crescimento pessoal e profissional. Quer aprimorar as skills dos líderes da sua empresa? Entre em contato e solicite um orçamento.

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