Integração de equipes: entenda o que é e algumas maneiras de aplicar

exercícios de integração de equipes

Incentivar o desenvolvimento de equipes com metodologias específicas é um dos caminhos mais eficientes para contribuir com o crescimento da empresa. Quando trabalha a integração de equipes, por exemplo, uma organização entra naquilo que chamamos de ganha-ganha: os colaboradores evoluem, a instituição atinge melhores resultados.

Você está sentindo que o dia a dia por aí pode ser melhorado? Não tem problema! Esse é um desafio de muitas empresas que confiam no potencial dos seus colaboradores, mas sabem que eles poderiam atuar mais unidos.

Nosso objetivo é ajudar! Para isso, desenvolvemos este artigo explicando o que é integração de equipes, suas vantagens, exemplos práticos e como aplicar. Siga a leitura!

O que é a integração de equipes?

Toda empresa, do e-commerce à indústria, precisa vender e comercializar produtos ou serviços. Para que isso ocorra efetivamente, a instituição precisa do trabalho em equipe de todos os setores.

Quando uma empresa está nos trilhos, pode-se dizer que todas as equipes estão desempenhando suas diferentes funções para a organização alcançar seus objetivos. Ou seja, essa empresa vai crescer e se desenvolver, porque tem equipes integradas.

Sabemos, entretanto, que esta não é a realidade em muitos escritórios da porta para dentro. O objetivo da integração de equipes é justamente reforçar a importância do espírito coletivo.

Quais as vantagens de promover a integração no time?

Uma empresa tem pessoas com diferentes saberes e atribuições. Mas não é legal que cada um fique na sua bolha, fechado, sem se comunicar com os demais. O ideal é que todos desempenhem suas funções de forma autônoma, porém, perseguindo coletivamente os objetivos da empresa. 

A organização, portanto, tem que reforçar com os colaboradores que a entrega de cada um é importante. Deve mostrar a todos que o trabalho eficaz, em equipe, é fundamental para que o coletivo atinja seus objetivos.

A integração de equipes pode melhorar a empresa em muitos aspectos. A seguir, destacamos alguns:

  • Motiva pessoas e equipes;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Contribui para o alto desempenho;
  • Facilita ideias e soluções inovadoras;
  • Capacita novas lideranças e retém talentos;
  • Desenvolve os colaboradores pessoal e profissionalmente.

O que são atividades de integração

No universo das empresas, integração de equipes é um conjunto de processos que tem, basicamente, duas finalidades: a primeira é inserir funcionários recém-contratados na rotina. A segunda é voltada aos profissionais que já atuam na empresa. O objetivo, nesse caso, é melhorar suas entregas.

4 exemplos de exercícios de integração de equipes

1. Dinâmica de reconhecimento de grupo

Para realizar essa dinâmica de integração de equipes, você precisa disponibilizar somente papel e caneta para os colaboradores.

Depois, eles devem elencar as características de personalidade e os principais hábitos que acreditam ter. É importante que o líder estipule um limite de características para otimizar a dinâmica.

Na sequência, os papéis são devolvidos e misturados. Por fim, as anotações são lidas, uma por vez, em voz alta, e o grupo tenta acertar quem escreveu o que. Essa dinâmica é interessante para os colaboradores conhecerem melhor uns aos outros.

2. Caça ao tesouro

Nesta dinâmica, basta dividir o grupo em duplas e entregar uma folha de jornal grande para elas. A folha deve ser aberta no chão e os membros têm que ficar de pé sobre a página.

Na outra extremidade da sala, o líder coloca o “tesouro”, que pode ser qualquer coisa: dois vales para almoço, dois vinhos, entradas para o cinema, etc…

O que as duplas precisam é chegar primeiro ao tesouro. Para isso, elas têm que deslizar sobre o jornal sem tirar os pés, nem rasgar a folha.

Cada dupla terá que pensar numa estratégia para se deslocar. O desafio vai mostrar como é importante trabalhar – e raciocinar – em equipe em prol de um objetivo.

3. Verdade ou mentira

Nessa dinâmica, também é preciso papel e caneta. Depois, os colaboradores têm um tempo para elencar três características suas, ou experiências. Duas são verdadeiras, a outra é falsa.

Em seguida, cada colaborador revela aos demais as características ou experiências listadas. O grupo, por fim, tenta acertar o que é verdade e o que não é.

O objetivo desta dinâmica também é aproximar os colaboradores e permitir que conheçam suas peculiaridades e histórias.

4. Dinâmica 6-3-5

Essa dinâmica para integração de equipes é mais voltada ao desenvolvimento de ideias. Seis funcionários precisam apresentar três ideias e eles terão apenas cinco minutos para isso: 6-3-5!

O papel do líder é determinar um tema relevante no contexto da empresa – ou uma dor – e pedir ideias e estratégias para a situação.

A dinâmica, além de estimular a criatividade e o raciocínio lógico, fará os colaboradores discutirem, de forma construtiva, os desafios da organização.

3 maneiras de aplicar a integração de equipes

maneiras de aplicar a integração de equipes

1. Construa rotinas que favoreçam o trabalho em equipe

Criar rotinas que favoreçam o trabalho em equipe é um passo importante. Não basta discursar para os funcionários que a empresa quer melhorar a integração e não oferecer os caminhos.

O líder deve propor métodos para facilitar a integração e defender que essas práticas sejam mantidas ao perceber que funcionam. 

É válido ir testando os métodos disponíveis. Dependendo da realidade do negócio, existem alternativas que podem ter maior ou menor aderência.

2. Desenvolva um manual para integração

Outro caminho interessante para estimular a integração de equipes é colocar isso no papel. O líder pode desenvolver o pré-manual, apresentar aos demais e ouvir sugestões. Com isso, todos se sentem integrados desde a construção do guia que vai nortear a união das equipes.

Além de orientar os profissionais, o manual pode facilitar tomadas de decisão e a correção de processos falhos. O documento deve conter objetivos do trabalho em equipe, como será feito e as ferramentas que podem ajudar. Além disso, é interessante apontar os benefícios que a nova cultura de integração trará à empresa.

3. Cultura organizacional

A cultura de uma empresa representa seus valores e premissas. Define o que é certo e errado, o que tem valor e o que não tem. A cultura organizacional diz como alguém se envolve em problemas e como se espera que as pessoas encarem o mundo corporativo no todo.

Nas organizações colaborativas e dependentes do trabalho em equipe, a cultura da empresa deve reafirmar a força do coletivo. Nesses negócios, pessoas de todos os níveis ficam em dificuldades quando não colaboram. Elas não se encaixam num time com profissionais solícitos e cientes de que pertencem a um conjunto.

Se a cultura for aberta demais, ou resistente à importância do trabalho em equipe, não vai funcionar. Qualquer tentativa de incentivar mais colaboração, participação ou envolvimento será percebida como “ação temporária”, ou “manipulação da gestão”.

4. Ofereça treinamentos

O treinamento de equipe é, em muitos casos, o caminho mais curto para transmitir novos conhecimentos. Eles são indispensáveis, sobretudo quando alguma rotina é alterada na empresa, ou num setor específico.

Além disso, os treinamentos ajudam em aspectos cruciais, como motivação, engajamento, coletividade e na própria integração de equipes. Eles também são interessantes por causa do custo-benefício. Diferentes treinamentos empresariais podem desenvolver habilidades comportamentais e até novas lideranças, sem demandar grandes investimentos.

Para tanto, você pode contar com a ajuda de empresas especializadas em treinamentos corporativos. A OutBox, por exemplo, possui métodos eficientes, testados e aprovados para promover a integração de equipes e, por consequência, impulsionar negócios.

São treinamentos experienciais, inovadores e impactantes, que propiciam ativação e conscientização de atitudes e comportamentos. Eles geram, transformam e melhoram resultados corporativos. Além disso, trazem desenvolvimento pessoal e profissional.


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