Conheça 7 tipos de treinamento e desenvolvimento para aplicar na empresa

Sente que a empresa estagnou e que é preciso agir? Se a resposta é sim, acenda o alerta! Ficar parado não é uma opção benéfica, em especial para os negócios. Um dos caminhos para chegar lá é investir nos diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores. 

Se sua intenção é investir mais no capital humano da empresa, preparar lideranças, reduzir conflitos e expandir o espírito coletivo, siga a leitura! Neste artigo, indicamos uma rota para a evolução da sua organização, por meio de soluções de T&D. Para facilitar a implementação, elencamos os sete principais modelos de treinamento e desenvolvimento voltados a esses objetivos. Confira!

O que é treinamento e desenvolvimento?

Treinamento e desenvolvimento são diferentes. Um treinamento consiste numa ação curta a  fim de habilitar os colaboradores para tarefas. É uma ação pontual, para resolver necessidades imediatas do colaborador, como o uso correto dos sistemas da empresa.

O desenvolvimento é um conjunto de práticas com alcance de longo prazo. O objetivo, nesse caso, é contribuir com a performance pessoal dos colaboradores. O desenvolvimento tem mais relação com a aprendizagem continuada.

Qual a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas?

Não é raro encontrar líderes receosos de investir nos diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento. Na cabeça de algumas  pessoas, pode ser  um desperdício de tempo e dinheiro e cada colaborador é responsável pelo seu desenvolvimento.

Sabemos, entretanto, que esse não é o caminho ideal. Treinar e desenvolver os profissionais é um dos caminhos para que uma empresa cresça com sucesso. 

Num mercado cada vez mais competitivo, investir na aprendizagem dos profissionais é um dos meios para fazer com que se sintam valorizados e para reter talentos. Além disso, a prática favorece o progresso da empresa.

Quais os tipos de treinamento e desenvolvimento

Quais os tipos de treinamento e desenvolvimento

Desenvolvimento de liderança

Investindo no desenvolvimento de liderança sua empresa terá gestores com capacidade para engajar suas equipes. Evoluir as competências dos líderes do negócio vai contribuir para que sejam capazes de mobilizar, conduzir, apoiar e gerir as suas equipes.

O foco é despertar a consciência para habilidades inerentes aos cargos de liderança, como tomada de decisão consciente, gestão de conflitos, comunicação e feedback.

O modelo é recomendado para líderes que despontaram por habilidades técnicas e não tiveram preparação comportamental adequada. 

Também se destina a líderes em potencial e para aprimorar atitudes e comportamentos de líderes antigos.

Team building

Esse é um dos tipos de treinamento e desenvolvimento mais impactantes para a empresa, porque traz evolução contínua. O foco é desenvolver competências, por meio de exercícios comportamentais e vivenciais que potencializam, ativam e alinham equipes de trabalho. Existem diversos métodos, como canoa havaiana, cozinha corporativa e jogos outdoor.

Outro modelo bem interessante é o pack boat, ideal para a equipe exercitar a capacidade de executar projetos colaborativos. Os participantes são desafiados a mostrar habilidades comportamentais e capacidade para gerenciar projetos, planejando e coordenando a construção de um barco.

O objetivo é despertar a capacidade de solucionar problemas, por meio de uma realidade similar à vivência diária no ambiente de trabalho. A integração entre os membros da equipe aumenta e a cultura da empresa se fortalece.

As habilidades e competências testadas e avaliadas têm relação, principalmente, com a comunicação organizacional, fator primordial para alcançar grandes objetivos do negócio.

Corporativo

Entre os diferentes tipos de treinamento e desenvolvimento, o corporativo também é um dos mais relevantes. Entre os modelos está a Tomada de decisão consciente, que ensinará as equipes a adotar decisões importantes com mais lucidez e agilidade. 

O treinamento propõe revelar as habilidades individuais de cada membro, com exposição, debate de ideias e consequente comprometimento nas decisões futuras.

No treinamento, a equipe percebe suas vulnerabilidades e faz os ajustes necessários. Além disso, exercita novos comportamentos e formas de relacionamento para melhorar a performance coletiva. Seu time estará mais alinhado e com espírito de equipe fortalecido.

Na versão presencial, a equipe enfrenta desafios e chega a decisões com impacto direto no desempenho do time.

Integração

A integração serve para repassar conhecimentos a novos colaboradores da empresa. O objetivo é situá-los no contexto do negócio, nos desafios e atividades que encontrarão. Normalmente, é oferecido ainda na primeira semana de trabalho do novo colaborador.

A integração pode ser feita somente pelo RH, com o apoio do gestor direto, ou ainda com ajuda de colaboradores de diferentes áreas, para uma visão mais ampla da empresa.

De todo modo, é um treinamento importante para que o novo colaborador se sinta mais acolhido, entenda a cultura e diretrizes da empresa.

Comportamental

Esse treinamento foca em traços comportamentais e de personalidade, além de emoções que ajudam profissionais a desempenhar melhor seu trabalho. Também ajuda no relacionamento entre os funcionários. Para tanto, são levados em consideração os valores e a cultura organizacional da empresa.

É muito comum, no universo corporativo, que os conflitos sejam impulsionados por questões de ordem comportamental e não técnica. Por isso, é fundamental que a contratação considere se os candidatos têm aderência cultural com o negócio. Neste treinamento são trabalhadas questões como:

  • como ser um facilitador na resolução de conflitos; 
  • práticas para manter o bom clima organizacional;
  • como ser um líder diverso e inclusivo.

Técnico

O treinamento técnico foca no desenvolvimento do colaborador em habilidades e competências específicas. Serve para que dominem determinadas funções. Colaboradores com conhecimento técnico consolidado podem conduzir esses treinamentos.

Esse é um método que, inclusive, vai mantê-los atualizados, considerando que o conhecimento está em constante mutação. Os treinamentos técnicos podem abordar vendas, novas tecnologias, marketing, redação e contabilidade.

Motivacional

O ponto principal desse treinamento é a motivação. Os funcionários da sua empresa têm conhecimentos técnicos avançados, mas a empresa parece estagnada? Se sim, é preciso trabalhar o engajamento deles.

Os treinamentos motivacionais podem ser oferecidos por meio de palestras e workshops, com assuntos e abordagens capazes de impactar positivamente as emoções dos colaboradores. O ideal é que as dinâmicas trabalhem a união e o engajamento dos profissionais.

Esse treinamento deve ser entendido como uma estratégia para manter a boa conexão entre os membros da equipe. Profissionais motivados rendem mais e entregam resultados muito melhores!

Por que investir em treinamento e desenvolvimento?

É muito mais estimulante trabalhar num ambiente em que se é desafiado constantemente. Neles, os resultados aparecem com mais frequência e todos são valorizados pelas conquistas da empresa. 

Se você quer colocar sua empresa no topo, precisa de parceiros estratégicos. A OutBox é especialista em treinamentos de equipes, que ajudam empresas a evoluir. 

Para tanto, a OutBox oferece como solução treinamentos experienciais, inovadores e impactantes, que propiciam ativação e conscientização de atitudes e comportamentos de geração, transformação e melhoria dos resultados corporativos. 


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